IFTM

IFTM
Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro– Campus Uberlândia.

RELATÓRIO DE VISITAS TÉCNICAS E TRABALHO DE CAMPO



         TRABALHO DE CAMPO EM NASCENTES E CURSOS D'ÁGUA     NA ÁREA URBANA DE UBERLÂNDIA

No dia 02/03/12, alunos do 2º Período do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFTM Campus Uberlândia, sob orientação do Professor Mauro das Graças Mendonça, realizaram Trabalho de Campo na área urbana de Uberlândia. Essa atividade teve como objetivo avaliar os principais impactos ambientais existentes nas bacias hidrográficas dos córregos Lagoinha, Mogi e Campo Alegre.

Ao longo do Trabalho de Campo vários locais foram selecionados para que os alunos pudessem observar discutir e refletir a respeito do uso e ocupação do solo, sistema de drenagem dos loteamentos, degradação das áreas de preservação permanente, processos erosivos, disposição de resíduos sólidos, arborização e situação das áreas públicas.

Atividade dessa natureza permite ao aluno relacionar questões teóricas abordadas em sala de aula com aspectos práticos do espaço urbano. Dentre os principais aspectos observados nesta aula destacam-se os bolsões de retenção de água pluvial de loteamento localizado no Setor Leste da cidade e abertura de vias em um Condomínio Fechado localizado adjacente a uma das nascentes do córrego Campo Alegre, Setor Sul da cidade.

   

 

 

              






 


     Visita ao viveiro do IFTM na unidade fazenda

No dia 23 de Março de 2012, os alunos do curso técnico em meio ambiente, juntamente com o professor Ernesto, realizaram uma visita ao viveiro do instituto federal do triangulo mineiro, que faz parceria com o consorcio Capim Branco. E com o auxilio da técnica Alessandra, os alunos conheceram toda a infra estrutura do viveiro, e os processos na produção de mudas nativas do cerrado.





 


 


 


 

 

 

                                Visita ao parque Siquierolle

No dia 21 de março de 2012, os alunos do curso técnico em meio ambiente, juntamente com a professora Rosana, visitaram o parque siquierolle, para compreender na pratica o nosso bioma cerrado, também conheceram algumas espécies da fauna e flora que compõe esse bioma.









      
            
                        
                 

                   
                     Visita ao aterro sanitário e ao ecoponto

No dia 16 de março de2012 a turma do curso técnico em meio ambiente, juntamente com o professor Mauro realizou uma visita ao aterro sanitário de Uberlândia, com o intuito de conhecer o procedimento de destinação correta do lixo urbano da cidade de Uberlândia, através da engenheira ambiental Mariana em forma de palestra tiveram as informações os procedimentos realizados no aterro e todos os controles de impactos ambientais, e em seguida realizaram um trajeto com o ônibus escolar pelo território do aterro a fim de observar a pratica desses procedimentos.
Em seguida foi mostrado o projeto de captação e processamento do gás obtido no processo de decomposição do lixo, depois seguiram para um ecoponto para conhecer o processo de captação de resíduos de construção civil e sua destinação correta.


  
                         






                            
                               


                             

                                      Visita a ETA Bom Jardim


No dia 13 de março de 2012, os alunos do curso técnico em meio ambiente, juntamente com a professora Nara, realizaram uma visita à estação de tratamento de água Bom Jardim, para ter o conhecimento do processo em que se transforma a água bruta retirada do ribeirão Bom Jardim em água potável, com a palestra dos funcionários Severo e Castilho, os alunos puderam conhecer passo a passo todos os procedimentos realizados na ETA.
Sendo assim os alunos aprimoraram todos os conhecimentos obtidos em sala de aula e aprenderam mais sobre a importância geral do consumo de água de boa qualidade e a importância da preservação doa cursos d’água.







Nenhum comentário: